Categories Funespar

Simulado no Porto de Paranaguá testa resposta ao derramamento de óleo

Na manhã do dia 18 de novembro de 2022, sexta-feira, um simulado de mobilização de recursos em uma emergência ambiental foi realizado no Porto Organizado de Paranaguá. A simulação teve como objetivos testar os tempos de resposta das equipes do Projeto Fauna e Funespar perante o incidente previsto no Plano de Emergência Individual (PEI).

O cenário do acidente dado pelos Portos do Paraná envolveu o derramamento de óleo diesel no porto, em virtude do risco de naufrágio da draga Hang Jun 4011, após abalroamento com o Píer Público de Granéis Líquidos (PPGL). Em seguida, as equipes tiveram a responsabilidade pela mobilização de recursos e disponibilização de efetivo.

O exercício simulado teve como foco o atendimento primário à emergência, a proteção de áreas vulneráveis, como o Mangue do Rocio, e a proteção à fauna local em casos de um naufrágio com derramamento de combustível na região.

A ação aconteceu no Centro de Proteção Ambiental dos Portos de Paraná e no Mangue do Rocio em Paranaguá (PR), conforme o Planejamento de exercício simulado (PLES) de resposta à emergência.

A atividade teve o apoio da diretora presidente da Funespar e diretora do CEPED, Dra. Danyelle Stringari; da Médica Veterinária e Coordenadora Técnica do Projeto Fauna, Dra. Letícia Koproski; da bióloga do Projeto Fauna, Maíra Zacharias; da estudante de graduação, Amanda Lopes.

O simulado também contou com a participação das equipes de resposta da Albriggs Defesa Ambiental S.A., do Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR dos Portos do Paraná, da Cia Ambiental, do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED/PR e da equipe do Projeto Fauna.

#PortosParaná #CEPED #Funespar #Antonina #ProjetoFauna

Compartilhe: