Convênios

Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR | UNESPAR)

A Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá é a primeira instituição Pública e gratuita que atende aos sete municípios do Litoral do Paraná, desde a sua criação, em 1956, pelo Decreto 4.144 de 13 de agosto de 1956.

A instituição oferece dez cursos de graduação regulares e presenciais: Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Biológicas; Licenciatura plena em Ciências Biológicas, História, Letras/Português e Inglês, Letras/Português, Matemática, Pedagogia e Pedagogia Matinhos.

No momento estão em atividade três cursos de pós-graduação lato sensu gratuitos, nas áreas de Letras, Administração e Educação. Atualmente o quadro docente é composto por 80 profissionais, dos quais 71% são mestres ou doutores.

O quadro discente hoje tem mais de 2000 alunos, de todos os municípios litorâneos e de outros municípios do Estado. Pode-se afirmar que os profissionais formados pela FAFIPAR tem colaborado no desenvolvimento da região litorânea, de outros municípios do Estado e da Federação.

Em breve, a FAFIPAR e mais seis instituições de Ensino Superior do Estado serão oficialmente integradas para a constituição da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, gerando mais autonomia e ganho de qualidade na formação do Ensino Superior.

http://www.fafipar.br/

Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA)

Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) é uma autarquia pública, criada pelo Governo do Paraná, em 1947. Atualmente, a Autarquia é responsável por gerir os portos paranaenses através do Convênio de Delegação nº. 037/2001, celebrado em 11 de dezembro de 2001 entre o Estado do Paraná e a União com validade de 25 anos, que vigorará até 1º janeiro de 2027, com possibilidade de prorrogação.

Hoje, a Appa emprega cerca de 700 pessoas. Outros cerca de quatro mil Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs), ligados a sete sindicatos de classe, também trabalham nos portos paranaenses.

http://www.portosdoparana.pr.gov.br/