Presidente da Funespar representa o Paraná em evento da ONU no Canadá

Presidente da Funespar representa o Paraná em evento da ONU no Canadá

Matéria publicada em: 13/03/2017

A professora Dra. Danyelle Stringari, diretora acadêmica do CEPED/PR e presidente da Funespar, foi convidada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a 5º sessão da Plataforma Regional para a Redução do Risco de Desastre (RRD) nas Américas, realizado em Montreal, no Canadá. No evento, que reuniu mais de mil delegados e 50 países de todas as Américas, o Paraná foi representado pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Foram realizadas atividades que resultaram no planejamento e acordo de um Plano de Ação Regional (PAR) para apoiar a implantação do Marco de Sendai 2015-2030 e tornar os países resilientes. O Marco foi acordado por mais de 180 países com a Organização das Nações Unidas (ONU) e estabelece metas globais para aumentar a preparação para desastres, sistemas eficazes de alerta rápido e cooperação internacional, ao mesmo tempo em que reduz o impacto das catástrofes sobre as pessoas e o meio ambiente.

Delegação do Brasil em evento realizado pela ONU, no Cadaná. Divulgação/Unespar

OPORTUNIDADE

Delegada da missão brasileira em Montreal, a diretora acadêmica do CEPED/PR e professora da Unespar, Danyelle Stringari, destaca a importância da participação no evento. “Foi uma oportunidade para, além de conhecer as práticas de outros países, discutirmos o que estamos fazendo por meio do CEPED/PR, principalmente no âmbito da pesquisa acadêmica, para impulsionar a implantação e mensuração dos resultados esperados pelo Marco Sendai no Paraná”, afirma.

Presidente da Funespar e diretora acadêmica do CEPED/PR, professora Dra. Danyelle Stringari, representou o Paraná em evento da ONU. Crédito: Divulgação/Unespar

A quinta sessão da Plataforma Regional para a Redução do Risco de Desastre (RRD) nas Américas discutiu o Marco de Sendai. Crédito: Divulgação/Unespar

Como detalha, o CEPED/PR possui uma formatação diferente dos demais centros brasileiros, pois está vinculado academicamente à Unespar e administrativamente à Casa Militar. A responsável pelo assessoramento é a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.
ONU

A Plataforma Regional foi apoiada da ONU e contou com sessões técnicas, atividades para interação dos participantes e discussão sobre práticas e lições aprendidas com as ações para implantação do Marco de Sendai. Também apresentou ferramentas e iniciativas inovadoras em torno de redução do risco de desastres.

DELEGAÇÃO

Entre os brasileiros que participaram do evento estão a diplomata Lucianara Andrade Fonseca; o diretor geral do Centro Nacional de Monitoramento a Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTIC), Osvaldo Luiz Leal Moraes; o diretor de gestão de riscos e reabilitação urbana do Ministério das Cidades, Yuri Rafael Della Giustina, e o promotor da campanha Cidades Resilientes no Brasil, Sidnei Furtado Fernandes.

Mais de mil delegados e 50 países de todas as Américas participaram da quinta sessão da Plataforma Regional para a Redução do Risco de Desastre (RRD) nas Américas. O evento realizado na cidade de Montreal, no Canadá, contou com uma comitiva brasileira e representação paranaense por meio do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/PR) e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Crédito: Divulgação/Unespar

FONTE: O material acima foi adaptado do site da Agência Estadual de Notícias

(http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=93056&tit=Ceped-representa-o-Parana-em-evento-no-Canada-sobre-reducao-de-risco-de-desastres)




Comments are closed.