Funespar participa de simulado de atendimento a acidente no Porto de Paranaguá 

Funespar participa de simulado de atendimento a acidente no Porto de Paranaguá 

simulado-porto-paranagua (1)O Ibama coordenou, quinta-feira (02), um exercício de atendimento a acidente ambiental no Porto de Paranaguá com o objetivo de testar o Plano de Emergência Individual (PEI). Na atividade realizada, foi simulado um derramamento de 80 mil litros de óleo com vítimas, risco de toque de óleo em área sensível (manguezais) e impacto à fauna.

Dentro do planejamento estabelecido pela equipe do Ibama, o porto foi informado do cenário acidental momentos antes do início do exercício para que a mobilização de pessoal e equipamentos fosse o mais real possível. Durante o simulado, também foi testada a resposta da empresa a contatos fictícios da imprensa e da comunidade do entorno. A avaliação foi positiva na execução do exercício pelo Porto do Paranaguá, concluindo haver capacidade de resposta para o cenário proposto.

Segundo Vinícius Carlos Freire, superintendente-substituto do Ibama no Paraná, exercícios como o realizado buscam o preparo para situações indesejáveis que possam ocorrer durante as operações portuárias. “Ficamos satisfeitos com a execução do exercício, mas isso não significa que possamos diminuir em nada nossa atenção. O alinhamento das ações entre a superintendência e as diretorias envolvidas no exercício proporcionaram a execução deste exercício em alto nível técnico.”

Ascom/Ibama/PR
Foto: Ibama




Comments are closed.