Monthly archive - dezembro 2016

Funespar gerencia recurso de centro de pesquisa que visa a redução de desastres no Estado

Matéria publicada em: 30/03/2017

O Centro Universitário de Estudos e Pesquisa sobre Desastres (CEPED/PR) passa a gerenciar os projetos submetidos a financiamentos, por meio de chamada pública, voltada à redução do risco de desastres no Paraná. Com a medida aprovada pela governadoria do estado, 15 projetos estão autorizados a iniciarem o desenvolvimento das pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação.

Em solenidade, O governador do Estado do Paraná decretou a criação do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres do Paraná. Crédito: Divulgação/ AEN

No total, estão disponíveis  R$ 1,5 milhão para os projetos financiados pela Sanepar e um subsidiado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Os recursos foram possíveis após convênio entre o CEPED/PR, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Casa Militar, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e a Fundação de Apoio à Unespar (Funespar).

 

A presidente da fundação e diretora acadêmica do CEPED/PR, professora Danyelle Stringari, explica que a chamada permite ampliar as ações da Redesastre que é gerida pelo Centro. “É uma iniciativa inédita no Paraná. A ideia é contribuir com a redução do risco de desastres e fomentar a pesquisa dentro das universidades cooperadas, aplicadas à necessidade do Estado e da Defesa Civil”, disse.

As assinaturas ocorreram durante evento em que o governo do Paraná e o Ministério das Cidades anunciaram o investimento de R$ 362,3 milhões para ampliar os sistemas de água e de esgoto sanitário em 22 municípios paranaenses. Na oportunidade também estiveram presentes o vice-reitor da Unespar, professor Sydnei Kempa, e o diretor do CEPED/PR, capitão Eduardo Gomes Pinheiro.

CEPED/PR autoriza início de pesquisas sobre redução de desastres. Crédito: Divulgação/ AEN

CONTEMPLADOS

A Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica voltada à redução de riscos de desastres (Redesastre) conta com 16 instituições cooperadas. Dentre elas, as beneficiadas com a chamada são a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Pontifícia Universidade Católica (PUC), o Simepar e o IPET.

CEPED/PR

O Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres foi fundado em 2013 e é um órgão de assessoramento da Defesa Civil do Paraná. Possui um formado inovador uma vez que está vinculado academicamente à Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e administrativamente à Casa Militar. Além disso, é responsável pela gestão da Redesastre e possui parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).

FONTE: O material acima foi adaptado do site do CEPED/PR

(http://www.ceped.pr.gov.br/2017/04/81/Ceped-PR-autoriza-inicio-de-pesquisas-sobre-reducao-de-desastres.html)